Troca de Idioma

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Os cinco papéis da memória.

O registro da informação na memória depende da vontade humana?

- Não, o registro na memória é involuntário. Os fatos que ocorrem conosco durante um dia serão ou não registrados na memória dependendo do grau da emoção atribuída ao fato.

Tudo será registrado em nossa memória?

- Não, pois a emoção determina a qualidade do registro, quanto maior o volume emocional envolvido em uma experiência, mais o registro será privilegiado e maior a chance de ser resgatado.

Podemos deletar experiências ruins da memória?

- Não, a memória não pode ser deletada, ela pode ser reeditada com experiências que contenham alto teor emocional, aliado a repetição.

O que pode facilitar o acesso à informação na memória?

-A energia emocional no momento do acesso. Por exemplo, preocupação, stress, e ansiedade bloqueiam o acesso, enquanto a descontração, felicidade, despreocupação permitem um acesso mais fácil.

Existe lembranças pura do passado?

- Não, nós reconstruímos o passado com pouca ou muita diferença e nunca na integra, pois não conseguimos resgatar todos os pensamentos com a cadeia exata de palavras do momento em que o pensamento foi gerado. Pessoas, ambiente e circunstancias ajudam a recriarmos momentos específicos do passado, porém não com exatidão.

A memória serve para criarmos pensamentos e não para simples depósitos de informação.